Transplante de Córnea

A córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do globo ocular, ou seja, na frente do olho. Tem como função de permitir que a luz entre no olho para ser focalizada na retina. O transplante de córnea é indicado quando a córnea se torna opaca ou tem irregularidades em sua superfície que levem a diminuição da visão, sem possibilidade de correção com óculos ou lentes de contato. Nestes casos a córnea doente é substituída por outra transparente que vem de um doador saudável.

Costuma ter um resultado muito melhor do que transplantes de outros órgãos por sua estrutura avascular (não irrigada por vasos sanguíneos), que lhe confere um menor risco de rejeição em relação aos outros tipos de transplantes.

Indicações

O Transplante de córnea é indicado nas seguintes situações:

  • Alterações de sua transparência: (ex. edema (inchaço), cicatrizes, opacidades ou distrofias)
  • Alterações de sua curvatura: (ex. ceratocone, irregularidades decorrentes de cicatriz)
  • Causas traumáticas, perfuração com perda de tecido corneano, queimaduras químicas ou térmicas
  • Infecção (ex. úlceras de córnea perfurada, edema de córnea (ceratopatia bolhosa)
  • Doenças congênitas: quando o paciente já nasce com a lesão de córnea e torna a realização do transplante necessário no primeiro ano de vida para evitar ambliopia

Tipos de Transplante de Córnea

Atualmente o transplante de córnea pode ser de dois tipos:

  1. Transplante penetrante (convencional ou de espessura total)

Técnica realizada quando se troca a córnea por inteiro (todas as camadas da córnea) e realiza-se sutura ao redor desta córnea. Indicada em situações em que toda a córnea está comprometida. Apresenta bons resultados, porém a recuperação visual pode levar até 1 ano, dependendo da estabilização do grau.

  1. Transplante Lamelar

Damos este nome quando apenas as camadas doentes da córnea são substituídas. O surgimento desse novo tipo de transplante representou um avanço muito importante na oftalmologia. As técnicas de transplante lamelar são muito mais modernas e seguras do que a do transplante penetrante, uma vez que os riscos da cirurgia, principalmente de rejeição caem significativamente quando apenas algumas camadas da córnea são trocadas.

Pode ser dividido em transplante lamelar anterior e transplante lamelar posterior.

– Transplante lamelar posterior ou de endotélio (DSAEK, DMEK)

É a técnica de transplante na qual a menor parte de tecido é substituída, trocando-se apenas a parte interna (endotélio e descemet) que está comprometida.

A principal vantagem da técnica está no tempo de recuperação visual e na diminuição da chance de rejeição.  A recuperação da visão se estabelece entre 1-3 meses de pós-operatório, devido principalmente à ausência de pontos fixando a nova córnea.

 

 – Transplante Lamelar Anterior Profundo (DALK)

Nesta técnica, substituímos a parte da frente da córnea, preservando-se o endotélio sadio. Indicado para pacientes com ceratocone anterior, cicatrizes na córnea e distrofias estromais.

Dr. João Alfredo Dietrich foi um dos precursores da técnica no Brasil e é especialista nesta cirúrgia há 30 anos. Atualmente, a técnica conhecida como “Big Bubble”, na qual se separa a membrana de Descemet do Estroma é a mais utilizada.

As principais vantagens são menor astigmatismo pós-operatório, recuperação mais rápida, breve retorno ao trabalho, ausência de rejeição endotelial e uma duração maior do transplante, com prognóstico a longo prazo muito melhor.

Marque a Sua
Consulta Aqui

Se preferir, pode ligar ou mandar um Whats

mapa do site

contatos

endereço

Rua XV de Novembro, 1776 – América
Joinville – SC
CEP: 89.201-602

VER NO MAPA

Copyright © Instituto de Oftalmologia de Joinville 2021

powered by clinicUp

mapa do site Home Sobre Exames Exames Lentes de Contato Blog Contatos contatos endereço Telefones: (47) 3422-3679 (47) 3422-6664 (47) 3433-9271 WhatsApp: (47) 99117-0742 Rua XV de Novembro, 1776
Bairro América
Joinville – SC
CEP: 89.201-602

VER NO MAPA
Copyright © Instituto de Oftalmologia de Joinville 2021 powered by clinicUp
mapa do site Home Sobre Exames Exames Lentes de Contato Blog Contatos contatos endereço Telefones: (47) 3422-3679 (47) 3422-6664 (47) 3433-9271 WhatsApp: (47) 99117-0742 Rua XV de Novembro, 1776
Bairro América
Joinville – SC
CEP: 89.201-602

VER NO MAPA
Copyright © Instituto de Oftalmologia de Joinville 2021 powered by clinicUp

Agendamento Particular

Agendamento Empresarial

Open chat