Cirurgia de Estrabismo

Denominamos estrabismo quando há perda do paralelismo, ou seja, a perda do alinhamento dos olhos. Os estrabismos podem ser: convergentes(esotropia), divergentes (exotropias), verticais (hipo ou hipertropia) e mistos. Podem ser ainda manifestos estando presentes ininterruptamente, intermitentes quando aparecem em determinadas situações ou ainda latentes (forias) que se manifestam quando é quebrada a fusão e isto ocorre quando ocluímos um dos olhos e este embaixo do oclusor desvia no sentido convergente ou divergente, mas retorna ao paralelismo ao desocluir este olho. Os estrabismos podem ser classificados como congênitos e adquiridos.

Mais detalhes

É normal um recém-nascido apresentar pequena alteração no alinhamento ocular até os 3 meses de vida. Quando persistir o desvio ocular após este período um exame oftalmológico deve ser realizado para definir o diagnóstico.

Um dos principais objetivos do tratamento do estrabismo é evitar a ambliopia, ou seja, baixa visão funcional. O desenvolvimento ou o aprendizado visual ocorre desde o nascimento e tem o seu período de ouro até os 3 meses de vida. Se concretizando por completo aproximadamente aos 7 anos. Se um olho for privado da estimulação precoce ocorre um comprometimento da acuidade visual irreversível se medidas terapêuticas não forem tomadas com brevidade.

Quando um dos olhos desvia predominantemente a estimulação do córtex calcarino(occipital) correspondente a este olho é comprometida e em consequência teremos baixa visão deste olho. O tratamento da ambliopia consiste na correção ótica adequada e oclusão do olho fixador justamente para estimular o olho desviado suprimido. Este tratamento deve ser realizado pelo médico oftalmologista e as avaliações devem ser frequentes para evitar que o olho fixador que está sendo ocluído seja também pouco estimulado e possa experimentar baixa visão por isto as visitas ao oftalmologista especialista devem ser periódicas a fim de avaliar a evolução de cada caso. A intenção deste tratamento é atingir uma alternância da fixação o que nos leva acreditar que a visão dos 2 olhos está muito semelhante ao atingirmos este proposito. Então, o primeiro objetivo do tratamento do estrabismo é sensorial, ou seja, dar condições para que os 2 olhos desenvolvam a visão de forma semelhante o que resulta em um melhor reflexo de fusão após um tratamento cirúrgico do desvio e atingindo assim uma maior possibilidade de obtermos fixação macular simultânea com fusão e consequente visão binocular. Nem sempre este objetivo final é alcançado.

Tratamento

O tratamento do estrabismo pode-se resumir em:

  • Correção ótica correta com óculos a fim de proporcionar a melhor visão possível usado nas altas ametropias e estrabismos acomodativos.
  • Correção ótica associada a oclusão controlada para evitar a ambliopia
  • Correção cirúrgica nos estrabismos congênitos que apresentam alternância na fixação e naqueles casos onde foi instituído inicialmente o tratamento sensorial restando por fim o tratamento motor com o objetivo de alcançar o paralelismo. As cirurgias consistem em atuar na musculatura extrínseca do olho através de ressecção ou retrocesso dos músculos.

Marque a Sua
Consulta Aqui

Se preferir, pode ligar ou mandar um Whats

mapa do site

contatos

endereço

Rua XV de Novembro, 1776 – América
Joinville – SC
CEP: 89.201-602

VER NO MAPA

Copyright © Instituto de Oftalmologia de Joinville 2021

powered by clinicUp

mapa do site Home Sobre Exames Exames Lentes de Contato Blog Contatos contatos endereço Telefones: (47) 3422-3679 (47) 3422-6664 (47) 3433-9271 WhatsApp: (47) 99117-0742 Rua XV de Novembro, 1776
Bairro América
Joinville – SC
CEP: 89.201-602

VER NO MAPA
Copyright © Instituto de Oftalmologia de Joinville 2021 powered by clinicUp
mapa do site Home Sobre Exames Exames Lentes de Contato Blog Contatos contatos endereço Telefones: (47) 3422-3679 (47) 3422-6664 (47) 3433-9271 WhatsApp: (47) 99117-0742 Rua XV de Novembro, 1776
Bairro América
Joinville – SC
CEP: 89.201-602

VER NO MAPA
Copyright © Instituto de Oftalmologia de Joinville 2021 powered by clinicUp

Agendamento Particular

Agendamento Empresarial

Open chat