Você conhece as principais estruturas do nosso olho?

Você conhece as principais estruturas do nosso olho?

A retina é um tecido ultra-especializado e origina-se no tubo neuronal e carrega as características do nosso sistema nervoso. Este tecido tem um potencial de regeneração baixo (quase inexistente) e de grande demanda metabólica e em casos de isquemia é um tecido que entra rapidamente em sofrimento. A retina é um dos poucos locais que se analisam os vasos sanguíneos do seu corpo (visualização direta) que possibilita diagnosticar as diferentes alterações que podem ocorrer, por exemplo: angiopatias (vasculites). Possui vasos: artérias e veias. Sendo as artérias mais claras, de menor calibre e parede muscular mais espessa faz com que a coluna de sangue fique mais concentrada na parte central, com um brilho dorsal composta com fios de cobre e prata (no meio uma linha branca brilhante) que é o reflexo da parede anterior e ser houver aumento pode-se sugerir a uma arteriosclerose e hipertensão. As veias mais calibrosas, sangue vermelho escuro, com fluxo mais lento, sangue venoso (caso houver a interrupção deste fluxo pode ocorrer a retinopatia hipertensiva crônica). Em relação a tortuosidade se for aumentada (alterações da coagulação).

O nervo óptico é um axônio prolongamento do terceiro neurônio e se liga ao corpo geniculado lateral ( que irão criar as fibras que irão até o sistema nervoso central)no encéfalo na região posterior. É um axônio longo que está ligado ao sistema nervoso central que tem uma correlação com as meninges e com a pressão intracraniana. O nervo óptico é um reflexo do que está acontecendo no sistema nervoso central. A rima do nervo óptico se comunica com o sistema liquólico do sistema nervoso central. Classificamente o nervo óptico tem que ter: borda nítida e corada não pode estar edemaciado. Podem acontecer neurites (do sistema nervoso central) inflamações, aumento da pressão intracraniana caso se tenha alguma alteração no nervo óptico.

A Fóvea é uma estrutura central com grande quantidade de cones e bastonetes. Os cones sua representatividade é de 5% na fóvea. Responsáveis pela visão das cores, formas e definição. Os bastonetes seu número 95% e estão espalhados pela retina e são responsáveis pela movimentação de formas mais grosseiras. Área metabolicamente muita ativa e não vascularizada (porque a hemoglobina é opaca e vermelha e atrapalha a transmissão de luz) tem que haver uma grande capacidade de nutrir este tecido. Na angiografia pode-se verificar o tempo de enchimento das veias, por exemplo: no diabetes a primeira lesão são nos capilares sanguíneos (micro- angiopatias). Os vasos da retina migram para o nervo óptico. É formada por várias camadas. A mágica acontece nos segmentos internos e externos dos fotorreceptores. A via óptica é composta de 3 grandes neurônios: 1. fotorreceptores, 2. os que ligam a célula bipolar, 3. as células ganglionares (onde acontecem as sinapses e que saem do nervo óptico e criam fibras até o sistema nervoso central). O nervo óptico é um prolongamento das células ganglionares. A retina periférica tem uma disposição de neurônios (perpendiculares) da retina central.

O epitélio pigmentar da retina local que produz muita energia e sua temperatura chega a 60 a 70 graus. Este tecido muito ativo, tem o papel de absorver a luz, papel de glia(reciclagem) e manutenção (retirar os metabólicos tóxicos) para aumentar o metabolismo.  A coróide tem a função de fazer o resfriamento deste tecido. Lugar onde estão os vasos sanguíneos. Tem funções como: limpar o tecido, levar os metabólicos do epitélio pigmentar para a retina que são produzidos pelos fotorreceptores e resfriar o tecido que por causa da luz esquenta muito e necessita de um sistema de refrigeração. A coróide pode descolar por ter fraca adesão a esclera. Os fotorreceptores se localizam nas últimas camadas, ou seja, fica muito próxima a coróide. A configuração dos neurônios da região da mácula e fóvea é obliqua para permitir a entrada de luz.

A DMRI é uma falência do epitélio pigmentar (acúmulo de metabólicos produzidos pela retina e se localizam no espaço subretiniano. Forma a barreia hemato-retiniana que proteje o nosso cérebro e sistema nervoso de toxinas e medicamentos ( caso se necessite injetar medicamentos intraoculares no vítreo).A imagem é o processamento do sistema nervoso central.Transdução( captação do estímulo visual) como acontece: lugar que recebe o estímulo e é processado , SNC( na área occipital do cérebro e nas outras) acontece análise, identificação, programação e decisão saída e execução SNP.A entrada de luz( estímulo luminoso nos anéis, que tem fotoreceptores e ativam uma substancia chamada Rodopsina( que  é um metabólico da vitamina A, formada por opsina mais retinol ) então ela é ativada e leva ao processo de transdução que vai fazer a com que a fosfodiosterase seja ativada e irá haver a conversão do gene cíclico GMP e ira abrir os canais de sódio e causar uma despolarização.Irá eliminar o retinol remetabolizado e formar a rodopsina novamente pelo epitélio pigmentar ( ciclo de restauração do retinol). Distrofias retinianas começam no epitélio pigmentar e a restauração do retinol fica interrompida ele não é processado e o processo de transdução não acontece.

Marque a Sua
Consulta Aqui

Se preferir, pode ligar ou mandar um Whats

mapa do site

contatos

endereço

Rua XV de Novembro, 1776 – América
Joinville – SC
CEP: 89.201-602

VER NO MAPA

Copyright © Instituto de Oftalmologia de Joinville 2021

powered by clinicUp

mapa do site Home Sobre Exames Exames Lentes de Contato Blog Contatos contatos endereço Telefones: (47) 3422-3679 (47) 3422-6664 (47) 3433-9271 WhatsApp: (47) 99117-0742 Rua XV de Novembro, 1776
Bairro América
Joinville – SC
CEP: 89.201-602

VER NO MAPA
Copyright © Instituto de Oftalmologia de Joinville 2021 powered by clinicUp
mapa do site Home Sobre Exames Exames Lentes de Contato Blog Contatos contatos endereço Telefones: (47) 3422-3679 (47) 3422-6664 (47) 3433-9271 WhatsApp: (47) 99117-0742 Rua XV de Novembro, 1776
Bairro América
Joinville – SC
CEP: 89.201-602

VER NO MAPA
Copyright © Instituto de Oftalmologia de Joinville 2021 powered by clinicUp

Agendamento Particular

Agendamento Empresarial

Open chat